Num mundo onde a terra arável é um bem cada vez mais escasso, os cientistas estão a mover-se para encontrar novas formas de cultivar comida. A Freight Farms é uma empresa especializada em máquinas de hidroponia capazes de produzir entre duas a quatro toneladas de vegetais por ano, que podem ser colocadas em qualquer lugar porque não precisam nem de sol nem de solo.

Segundo o MIT Technology Review, Jaime Silverstein é parte agricultor, parte cientista, e trabalha num contentor de transporte em Boston. Estes contentores a que a empresa chama de Leafy Green Machines (máquinas de folhas verdes) estão equipados com equipamento de hidroponia suficiente para produzir até quatro toneladas de vegetais por ano, independentemente do tipo de clima ou localização onde são instaladas.

Isto é possível devido à forma como a hidroponia funciona. Com esta técnica de cultivo sem solo, as plantas recebem todos os nutrientes de que precisam através da água. As raízes podem estar imersas num líquido ou num substrato inerte. A luz provém de lâmpadas, pelo que não é necessário estarem expostas ao sol.

Mas a empresa não tem só os olhos postos na possibilidade de fornecer um meio para fazer crescer vegetais em zonas onde o clima agreste é inimigo do cultivo. Um dos objetivos em que estão a trabalhar juntamente com a NASA é ver até que ponto esta tecnologia pode ser usada para cultivar comida no espaço.  

Foto: Freight Farms