com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Cientistas criam madeira transparente (mais forte e leve que o vidro)

Tal como o nome sugere, trata-se de um material aparentemente resistente e com a possibilidade de ser semelhante a um vidro. Os investigadores da Universidade de Maryland publicaram recentemente um artigo na Science Advances sobre o tema, intitulado “Fabricação assistida por energia solar de madeira transparente padronizada em grande escala”.

Este material é feito de celulose, que são fibras minúsculas e lignina (macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais) que une essas fibras.

A madeira transparente feita com este novo método pode substituir o vidro das janelas, pois oferece um isolamento muito melhor. De acordo com a Phys, o material resultante deste processo foi considerado 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente feita da maneira convencional.

Além disso, os investigadores descobriram que este novo processo cria um material mais forte e mais leve do que o vidro – e oferece um isolamento melhor. Todas estas características fazem com que a madeira transparente seja ideal para janelas e telhados ou, até, para criar uma casa totalmente transparente, tendo em conta que pode ser usada como suporte de carga.

Os autores do estudo consideram o seu processo melhor do que o antigo, até porque não é poluente e pode, facilmente, ser adaptado para produzir material para grandes edifícios. Por outro lado, e tendo em conta a sua resistência, seria ideal para touch screens.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...