com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Cientistas descobrem que os aerossóis têm três fases líquidas

O aerossol trata-se de uma suspensão de partículas finas líquidas ou sólidas em forma de gás, que se suspendem no ar. Estas estão presentes em produtos de limpeza, de cosmética e também de inseticidas, e têm uma grande influência na qualidade do ar, contribuindo negativamente para o clima.

Recentemente, uma equipa de cientistas da University of British Columbia, no Canadá, descobriu que as partículas podem separar-se em três fases líquidas distintas e que estas influenciam as condições atmosféricas, como por exemplo, a humidade relativa.

O estudo utilizou amostras reais atmosféricas reais da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e concentrou-se em partículas que continham diferentes propriedades. Foi possível verificar diferentes efeitos no ar e no clima.

Allan K. Bertram, autor do estudo e professor do departamento de química da Universidade, afirma “Nós mostrámos que certos tipos de partículas de aerossol na atmosfera, incluindo aquelas que provavelmente são abundantes nas cidades, muitas vezes podem ter três fases líquidas diferentes. Essas propriedades desempenham um papel importante na qualidade do ar e no clima. O que esperamos é que esses resultados melhorem os modelos usados ​​nas políticas de qualidade do ar e das alterações climáticas.”

Desta maneira, acrescenta, “conseguimos melhorar o nosso conhecimento sobre os aerossóis atmosféricos, o que nos deve levar a melhores previsões da qualidade do ar e do clima, e a melhores previsões do que acontecerá nos próximos 50 anos”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...