Cimeira sobre Objectivos do Milénio arranca hoje em Nova Iorque
Nova Iorque será o palco de uma cimeira especial das Nações Unidas, que começa hoje e decorre até quarta-feira, e terá os Objectivos do Milénio como ponto principal da discussão.
Em cima da mesa estará uma possível redefinição da estratégia para as metas inicialmente apontadas para 2015, ainda que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon (responsável pela marcação desta cimeira), tenha afirmado que as metas definidas em 2000 se manterão inalteradas.
Assim, e por exclusão de partes, a cimeira deverá colocar mais pressão sobre os países para darem um novo impulso para que estes objectivos – considerados muito importantes pelas Nações Unidas para o futuro da sustentabilidade global – sejam atingidos.
“O nosso mundo tem o conhecimento e os recursos para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O nosso desafio, hoje, é encontrar uma agenda comum para os atingir”, explicou Ban Ki-moon.
Leia aqui o relatório elaborado pelas Nações Unidas (em Fevereiro) para preparar a reunião desta semana.
De acordo com este relatório, há quatro desafios principais e que irão influenciar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio – e esta reunião: a questão das alterações climáticas; as três crises actuais – financeira, económica e da segurança alimentar; a prevenção da violência e a resposta a crises humanitárias; e a atenção às necessidades especiais dos mais vulneráveis.
São esperados em Nova Iorque cerca de 140 chefes de Estados e de Governo. Também o director do FMI, Strauss-Kahn, será convidado. “[Temos que] restaurar o crescimento económico global, equilibrado e sustentável. Esta é a fundação sobre a qual tudo o resto se irá construir”, revelou.
Portugal será representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
Paralelamente, a cimeira irá aproveitar para ratificar a Estratégia Global para a Saúde Materna e Infantil – já acordada – e para demonstrar alguns case studies de sucesso nestas áreas, como o do Brasil, que está bem posicionado para cumprir as suas metas do Milénio.
Consulte o site oficial do evento.
E leia aqui um artigo de Bono Vox no New York Times sobre a pouca notoriedade – e reconhecimento – global dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (em inglês).
Voltaremos a esta cimeira assim que as primeiras conclusões comecem a ser delineadas.
Recorde os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar a educação primária universal
3. Promover a igualdade do género e capacitar as mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças
7. Assegurar a sustentabilidade ambiental
8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento