Clima: sapo acorda cedo demais e acaba congelado na Noruega (com FOTOS)



As alterações climáticas são cada vez mais visíveis em vários locais do planeta, como o prova a disparidade entre temperaturas historicamente altas no hemisfério sul – e baixas no hemisfério norte.

E nem países como a Noruega escapam a este fenómeno. A prova deste facto são as fotos tornadas públicas por Svein Nordrum, de 54 anos, de um sapo que acabou congelado no lago Bindingsvann, nos arredores de Oslo.

De acordo com Nordrum, o sapo terá sido “acordado” pelas temperaturas anormalmente altas e pensado que estava na Primavera, saindo da hibernação para acasalar. Porém, assim que as temperaturas voltaram a descer e o lago congelou, o sapo acabou por não conseguir voltar atrás.

“Estive a patinar durante umas horas e vi algo à superfície do gelo. Quando percebi que era um sapo congelado, fiquei em choque. Nunca vi nada assim”, explicou o fotógrafo. “Foi triste pensar que o sapo estava a tentar encontrar um buraco no gelo e nadar de volta à costa, antes de o lago começar a congelar”, continuou.

De acordo com Silviu Perovan, coordenador da ONG ligada à conservação Froglife, o sapo estaria à procura de companhia para acasalar. “Por algum razão, este sapo ficou activo durante a hibernação – provavelmente devido a um aumento súbito de temperatura”, concluiu.

Veja algumas das fotografias de Nordrum.

[nggallery id=145 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...