Climes to Go: a corrida que vai de Cascais a Glasgow da maneira mais sustentável possível



O Município de Cascais vai dar partida a uma verdadeira corrida contra o tempo, em prol do combate às alterações climáticas, cujo destino final é Glasgow. A iniciativa Climes to Go desafia os participantes de três equipas, distinguidas pelos temas água, energia e produção e consumo sustentável, a fazer a viagem entre as duas cidades da forma mais sustentável possível e com o maior impacto positivo nas comunidades.

Ao longo da viagem, as equipas terão de monitorizar tanto a sua pegada hídrica, como a sua pegada carbónica, bem como dar resposta a desafios previamente definidos. Cada grupo terá também um orçamento em “climas”, uma moeda fictícia que avalia as suas escolhas, que será utilizada e perdida ou ganha durante o percurso para fins como, o consumo de água, os meios de transporte utilizados, a alimentação, o alojamento e a performance ao realizar os desafios e tarefas. A equipa vencedora será a que terminar a competição com o saldo mais elevado.

O projeto tem como objetivos principais: mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação direta de uma forma apelativa e desafiante; demonstrar que o caminho da descarbonização rumo à neutralidade carbónica é possível, necessário e inevitável; alertar para a necessidade de adaptação, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas em especial em localizações mais vulneráveis; demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis) para percorrer longas distâncias, e a influência dos estilos de vida na nossa pegada de carbono, analisando o impacto das nossas escolhas e dos nossos comportamentos no dia a dia.

Toda a experiência será relatada pelos participantes, e o seu testemunho será publicado nas redes sociais do projeto. A viagem inicia a 22 de outubro e termina a 2 de novembro, culminando com um side event na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow, onde os participantes terão a oportunidade de partilhar a viagem.

A corrida é organizada pela Get2C e a Earth Watchers, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Embaixada Britânica, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Oney Bank e do Grupo Altri, e com o financiamento do Fundo Ambiental.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.