Clonar sequoias para combater as alterações climáticas



Arboristas americanos da organização sem fins lucrativos Archangel Ancient Tree Archive, que divulga as maiores árvores do mundo, estão a clonar sequoias, uma espécie praticamente em vias de extinção da família das Taxodiáceas, segundo o site Quartz. Estas árvores centenárias podem ajudar a combater as alterações climáticas.

A solução foi encontrada nas sequóias que cresciam na zona litoral da Califórnia. Estas árvores continham brotos basais (material vivo) à volta da sua base. A partir desse material, os arboristas conseguiram desenvolver uma espécie de semente que possibilita a plantação de mais árvores. A partir desses brotos conseguiram criar “sementes” para plantarem novas árvores. “É como se os dinossauros tivessem voltado a viver”, disse David Milarch, o fundador da Archangel Ancient Tree Archive.

As sequóias filtram o ar, os solos e a água e são capazes de remover grande parte das emissões poluidoras de dióxido de carbono, a principal causa do aquecimento global. Até agora, os cientistas acreditavam na impossibilidade de clonar estas árvores, por se tratar de um processo algo particular. No entanto, isto pode estar prestes a mudar.

“Estas árvores têm a capacidade de combater as mudanças climáticas e revitalizar as florestas e nossa ecologia de uma forma nunca antes vistas”, afirma Milarch.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...