Cogumelos: os grandes aliados da saúde humana

Os cogumelos são grandes aliados da saúde humana devido à sua riqueza em micronutrientes e características antioxidantes e anti-inflamatórias. Consoante a espécie, é possível observar na sua composição vitaminas B2, B3, D, mas também potássio, fósforo, selénio e ergotioneína.

Além do seu contributo para uma alimentação saudável e para a prevenção de doenças, são também vantajosos na saúde mental e na prevenção de depressão, sugere agora uma nova investigação da Penn State University, nos Estados Unidos da América (EUA).

A equipa recolheu dados de mais de 24 mil adultos, entre 2005 e 2016, que consumiam ou não cogumelos à refeição. Os resultados revelam que as pessoas que integravam este alimento na sua dieta, tinham um risco menor de sofrer depressão.

Uma das justificações apontadas é a presença da ergotioneína. “Os cogumelos são a maior fonte alimentar do aminoácido ergotioneína – um anti-inflamatório que não pode ser sintetizado por humanos. Ter altos níveis disso pode diminuir o risco de stress oxidativo, o que também pode reduzir os sintomas de depressão”, afirma Djibril Ba, autor principal do estudo.

Os cogumelos brancos – um dos mais consumidos nos EUA e em Portugal – contêm potássio, que ajuda a diminuir a ansiedade. Por outro lado, também o cogumelo juba de leão (Hericium erinaceus) melhora as funções cerebrais e ajuda a prevenir distúrbios neuropsiquiátricos, explicam os especialistas.

Embora o estudo não se tenha focado nos benefícios de cada espécie de cogumelo comestível, foi possível destacar o potencial que estes têm para a saúde e para a prevenção de diversas doenças, mais precisamente da depressão.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.