Coimbra: Ponte Açude poderá alimentar tróleis e miniautocarros eléctricos
A Universidade de Coimbra quer produzir energia eléctrica a partir da mini-hídrica da Ponte Açude, no norte da Cidade, e aproveitá-la para alimentar os tróleis e mini-autocarros que circulam actualmente na cidade.
De acordo com o jornal Público, o projecto ainda está em fase de estudo e engloba-se na iniciativa Civitas – que tem como objectivo levar as cidades a melhorar a sua mobilidade sustentável, nomeadamente através de soluções de transportes mais limpas – que é co-financiada pela União Europeia e da qual Coimbra faz parte.
De acordo com o coordenador da Civitas Coimbra, Paulo Silva, a partir do momento em que este estudo preliminar esteja concluído será necessário “encontrar o financiamento” para o colocar em prática.
Para além da Câmara Municipal de Coimbra, a iniciativa Civitas 2008/2012 reúne os apoios dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Universidade de Coimbra, a Critical Software, Prodeso e Perform Energia.
A Civitas Coimbra já desenvolveu alguns projectos que ajudam à mobilidade sustentável, entre os quais ecrãs electrónicos que, através de tecnologia GPS, informam sobre o tempo que falta para a chegada dos autocarros às paragens e a disponibilização dos horários dos autocarros gratuitamente no telemóvel.
Em breve será também possível solicitar informações via telemóvel – através de sms.
Em estudo está também um sistema que passará os semáforos para verde quando estes detectarem a aproximação de um autocarro ou um planeador de viagens online, que ajudará os utilizadores de transportes públicos a encontrar a melhor solução para ir do local A ao B.
Recorde outro projecto que está a ser desenvolvido na Universidade de Coimbra.