Comer abacate pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares



O abacate é um fruto cheio de benefícios para a saúde, contém gorduras saudáveis e fibras dietéticas. Se por acaso este alimento ainda não faz parte da sua dieta, aconselhamo-lo a repensar esta escolha. Comer duas ou mais porções de abacate por semana reduz os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, sugere um novo estudo da Associação Americana do Coração.

A investigação avaliou o consumo desta fruta em participantes durante um período de 30 anos, com a ajuda de mais de 110 mil voluntários saudáveis, profissionais de saúde – cerca de 68 mil mulheres (entre os 30 e os 55 anos) e 41 mil homens (entre os 40 e os 75 anos).

Os resultados apontam para uma redução dos eventos cardiovasculares, como por exemplo, os AVC – acidente vascular cerebral. Os participantes que ingeriram duas porções de abacate por semana reduziram em 16% o risco de desenvolver uma doença cardiovascular e em 21% uma doença cardíaca coronária – comparativamente aos que raramente ou nunca comiam. Substituir meia porção de manteiga, margarina e bacon, pela mesma quantidade de abacate, reduziu entre 16% e 22% o risco de desenvolver estas doenças. Por outro lado, a substituição por óleos vegetais, como o azeite, não mostrou nenhum benefício adicional.

O ideal é que o abacate substitua outros alimentos gordurosos como a manteiga, o queijo e as carnes processadas.

“Embora nenhum alimento seja a solução para uma alimentação saudável rotineiramente, este estudo é uma evidência de que o abacate tem possíveis benefícios para a saúde. Isto é promissor porque é um alimento popular, acessível, desejável e fácil de incluir nas refeições consumidas por muitos americanos em casa e em restaurantes.”, afirma Cheryl Anderson, presidente do Conselho de Epidemiologia e Prevenção da Associação Americana do Coração.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...