Como acampar de forma sustentável
Acampar é muito frequente no verão e há muitas formas de tornar o seu estilo de campismo mais sustentável.
Segundo o “Inhabitat”, em primeiro lugar é importante “deixar o local onde acampou melhor do que o encontrou”. Ou seja, “deve cuidar das coisas que traz consigo, mas também certificar-se de que vão para casa consigo”. Além disso, deve também apanhar lixo que outros possam ter deixado para trás para “garantir que a natureza está a salvo”.
A escolha do local
Ao escolher o local, é preciso ter noção de que existem restrições ao campismo por alguma razão. Ou seja, acampar apenas em áreas designadas, seja em parques de campismo ou com acesso permitido, “é importante para manter a vida selvagem e a sua segurança”.
Na época alta, é importante escolher parques de campismo menos concorridos para evitar caixotes do lixo cheios, e funcionários do parque sobrecarregados. Em alternativa, pode, por exemplo, acampar na época baixa ou durante a semana, quando há menos campistas.
Além disso, o site também aconselha a acampar a uma curta distância de carro para reduzir o tempo de deslocação e a pegada de voo e a partilhar o carro, quando possível, já que reduz o número de carros na estrada e a quantidade de emissões de carbono geradas. Já no local, tente andar de bicicleta ou a pé.
Também é importante escolher bem e cuidar do equipamento até porque pode encontrar uma zona mais remota sem acesso a canalização interior, ar concionado e alimentação de difícil acesso. É preciso pensar no número de pessoas que vão consigo, para onde vai e por quanto tempo e quão perto está de uma mercearia para determinar quantas mochilas e que tipo de tenda deverá levar.
Neste ponto, o “Inhabitat” aconselha equipamento usado, alugado ou emprestado ou comprar equipamento feito de materiais reciclados.
Cuidado com os alimentos pré-embalados
Relativamente à embalagem de alimentos e provisões, muitas vezes, para carregarmos o mínimo possível, opta-se por produtos pré-embalados que não são bons para o meio ambiente. Assim, aconselha o site, a “solução mais fácil para os produtos pré-embalados é comprar ingredientes a granel e fazer ou preparar a sua comida antes de partir. Barras de proteínas caseiras, granolas e vários pratos de massa seca ou feijão são simples de preparar antes de partir. Os invólucros de cera de abelha, os recipientes de plástico reutilizáveis e os sacos de silicone são todos leves e permitem-lhe armazenar os alimentos sem sacos de plástico”.
Mais: É importante não levar produtos químicos tóxicos para a natureza, utilizar menos água lavando a a loiça uma vez por dia e reduzindo os banhos.
O Inhabitat aconselha ainda a escolha de protetores solares amigos dos recifes e sprays naturais contra insetos sempre que possível, utensílios de cozinha reutilizáveis e dispositivos alimentados a energia solar que possa prender à sua mochila ou colocar numa mesa para obter eletricidade sem emissões.