Como as alterações climáticas vão inundar as cidades

Aquecimento global e futuro das cidades

 

A subida do nível médio do mar é inevitável a médio prazo. A tal ponto que, hoje, a maioria dos debates sobre as alterações climáticas centram-se em quantos graus a Terra vai aquecer nas próximas décadas, e não se esse aquecimento poderá ser evitado.

É difícil imaginar um cenário planetário futuro: o que irá mudar com as alterações climáticas, derretimento das calotas polares ou fenómenos extremos, mas o artista Nikolay Lamm e a Climate Central tentaram fazê-lo.

O trabalho inclui imagens de várias cidades do mundo, como Londres (Inglaterra), Xangai (China), Bombaim (Índia), Rio de Janeiro (Brasil), Sidney (Austrália) Durban (África do Sul) e Nova Iorque (Estados Unidos) em cenários de inundações, ruas e edifícios submersos.

As imagens imaginam dois cenários: como ficarão as cidades se o aumento da temperatura se limitar aos 2ºC; e caso este chegue aos 4ºC – ou seja, caso não existe um consenso global sobre a as alterações climáticas e, assim, os Governos continuem com as suas crescentes emissões de gases com efeito de estufa. Neste último caso, o mundo transformar-se-á numa Atlântida dos tempos modernos.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php