Como é o interior da boca da tartaruga-marinha?
Qual o animal com a boca mais assustadora do globo? A resposta pode variar, tendo em conta os medos pessoais, mas a tartaruga-gigante, por incrível que possa acreditar, será uma das principais suspeitas.
Para esta espécie de tartaruga-marinha, o tamanho importa: com 2,1 metros de comprimento e 900 quilos de peso, ela é conhecida por deglutir medusas, algo que se torna mais fácil com a sua boca retirada de um filme de ficção científica.
Segundo o The Dodo, a tartaruga-gigante alimenta-se sobretudo de medusas juba-de-leão, as maiores dos Oceanos, seres cujos tentáculos podem chegar aos 36 metros e possuem uma espécie de ferrão. Porém, a tartaruga-gigante tem um segredo aterrador na sua boca: espinhas gigantes, distribuídas em várias camadas da boca e garganta e mandíbulas afiadíssimas que lhes permitem não só apanhar facilmente as medusas como garantir que elas não escapam.
Porém, as tartarugas-gigantes são uma espécie em perigo de extinção devido à sua boca, que se estraga ao ingerir outro tipo de alimento que não as fofas medusas. Muitas vezes, a tartaruga confunde as medusas por sacos de plástico ou balões, que são ingeridos acidentalmente e contribuem para o decréscimo do número de indivíduos da espécie.
[nggallery id=3095 template=greensavers]