Como esta barata comum conquistou o mundo



A barata alemã (Blattella germanica), bem adaptada a viver dentro de casa com os seres humanos, está praticamente ausente de ambientes naturais ao ar livre. Apesar de ter sido observada pela primeira vez na Europa no final dos anos 1700, os parentes mais próximos da espécie encontram-se na Ásia e em África. Qian Tang, Frank Rheindt, Theodore Evans e colegas efetuaram uma análise genómica de 281 baratas recolhidas em 17 países de todo o mundo.

Os resultados sugerem que a B. germânica teve origem na Índia ou em Myanmar há cerca de 2.100 anos, tendo evoluído a partir da barata asiática Blatella asahinai.

A partir do local de origem, as populações de B. germânica expandiram-se para oeste há cerca de 1.200 anos. Em conformidade com os registos históricos, a análise revelou que a B. germânica só chegou à Alemanha há cerca de 250 anos, antes de se expandir rapidamente para o resto do mundo no início do século XX.

Os avanços industriais, como as viagens de longa distância e o aquecimento e canalização interiores, criaram provavelmente as condições necessárias para que a espécie prosperasse.

De acordo com os autores, estudos adicionais sobre o genoma da barata podem fornecer informações sobre a resistência da espécie ao controlo de pragas e medidas de ajuda para atenuar o impacto das infestações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...