Como o canto das baleias revela a psicologia do turismo

Numa altura em que o setor do turismo da costa leste da Austrália mergulha numa nova época de migração das baleias, um estudo da UniSC revelou os efeitos emocionais e comportamentais nas pessoas que ouvem os sons dos mamíferos marinhos inspiradores de admiração.
A investigação da University of the Sunshine Coast, publicada no Journal of Environmental Psychology, revelou que os visitantes dos passeios de barco para observação de baleias relataram um sentimento transformador de admiração depois de ouvirem as baleias-de-bossa a vocalizar, soprar, romper e bater com as barbatanas.
“Esta paisagem sonora natural fez com que os participantes sentissem uma ligação à natureza que contribuiu para atitudes e ações pró-ambientais”, afirma Vikki Schaffer, académica da UniSC.
Schaffer, que supervisionou estudos anuais de som de baleias a bordo de navios Sunreef ao largo da Sunshine Coast desde 2022, diz que o último artigo confirmou o poder do som no turismo baseado na natureza.
“Quando combinados com o conhecimento aprimorado dos participantes sobre as baleias, esses sons realmente influenciaram o que chamamos de PEI, ou intenção pró-ambiental, como a reciclagem”, revela.
Investigações posteriores encontraram implicações positivas semelhantes para a emoção da “maravilha”.
A Comissária afirma que o turismo sustentável relacionado com a migração anual das baleias-de-bossa de maio a novembro é muito importante para as economias regionais ao longo da costa leste da Austrália.
“Globalmente, cerca de 50% do turismo está relacionado com experiências costeiras e marinhas e, como tal, depende de oceanos saudáveis”, conta.
“Aumentar a nossa compreensão da experiência do visitante não é apenas vital para os operadores de turismo de baleias, mas mostra os benefícios práticos para a conservação”, acrescenta.
O estudo foi liderado pela licenciada em Psicologia da UniSC, Chloe Kjaer, e co-orientado pelo Professor Sénior de Psicologia Clínica, Lee Kannis-Dymand.
A equipa realizou experiências com som natural, som pré-gravado e som detetado por um hidrofone.
John Fell, que gere a empresa de mergulho e observação de baleias Sunreef Mooloolaba e é parceiro da equipa de Schaffer, afirma que os resultados confirmam anos de feedback dos participantes em aventuras oceânicas.
“O turismo imersivo consiste em captar a imaginação e despertar os sentidos para criar uma experiência poderosa e significativa para os hóspedes e sensibilizar para o ambiente marinho”, conclui.