Como peixes mais saudáveis podem alimentar mais pessoas



Com o aumento da população humana a exercer uma enorme pressão sobre os recursos alimentares, estima-se que, até 2030, haverá mais 500 milhões de pessoas para alimentar.

Este facto, combinado com o aumento do custo de vida, tem gerado preocupação a nível mundial quanto ao futuro da segurança alimentar.

Enquanto a indústria da aquacultura se prepara para responder a esta procura, é necessário encontrar formas inovadoras de fazer crescer o peixe mais rapidamente.

Uma nova investigação levada a cabo pela professora da Universidade de Murdoch, Essie Rodgers, e pelo investigador Daniel Gomez Isaza, revelou que os regimes de exercício podem ajudar os peixes a atingir tamanhos comercializáveis a um ritmo acelerado.

Os modelos estatísticos mostraram que os peixes que foram exercitados através da manipulação das correntes de água cresceram cerca de 10% mais depressa do que os peixes mantidos em água parada.

“Utilizando métodos estatísticos, demonstrámos que, independentemente do regime de treino utilizado, os peixes que foram exercitados cresceram muito mais rapidamente do que os peixes que não foram exercitados”, afirmou Rodgers.

“Descobrimos também que todas as espécies de peixes beneficiaram do exercício físico, e não apenas os peixes atléticos como o salmão”, acrescentou.

Além disso, a pesquisa descobriu que os peixes não precisavam de mais comida ou recursos para crescer mais rápido.

Gomez Isaza afirmou que tinham identificado regimes de treino ótimos ou “exercícios” que seriam úteis para os piscicultores.

“Encontrámos um grande número de estudos que exercitaram os peixes, mas muitos utilizam regimes de treino diferentes, como diferentes velocidades da água, durações e espécies”, sublinhou.

O regime de treino ideal identificado através da investigação incluiu exercícios contínuos em vez de intermitentes a velocidades-alvo durante períodos de tempo mais longos.

O treino com exercício foi também associado a uma menor variabilidade nas taxas de crescimento, o que conduziu não só a peixes maiores, mas também a peixes mais uniformes em termos de tamanho.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...