Como um dispositivo solar pode revolucionar a produção de água potável

Em locais onde raramente chove, um dos grandes desafios futuros é encontrar mecanismos e estruturas capazes de produzir água potável. Em causa está a sobrevivência de comunidades e animais que dependem deste precioso recurso natural.

Investigadores da Universidade da Califórnia e do MIT – Massachusetts Institute of Technology acreditam ter encontrado uma solução para este problema, com a grande vantagem de ser uma opção sustentável.

Usando apenas a energia solar como fonte de energia, o dispositivo criado por estes investigadores faz uso da humidade do ar para produzir água potável. Nestes locais áridos a chuva não é de todo uma presença constante, mas a humidade no ar ronda quase sempre os 30%.

A inovação deste novo dispositivo está na capacidade de recolher a humidade do ar, transforma-la numa espécie de pó concentrado, para posteriormente voltar ao estado líquido.

“No futuro, podemos usufruir de um dispositivo que faz esse trabalho em casa, usando um ambiente solar para produzir água, que seja capaz de satisfazer as necessidades de uma casa. Chama-se água personalizada”, enfatiza um dos investigadores deste projecto.

Uma inovação que já é vista por muitos como um dispositivo capaz de revolucionar a produção de água potável em locais áridos ou com pouca precipitação.

Conheça aqui em detalhe este dispositivo revolucionário.

Foto: via Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php