ComparaJá desvenda 5 mitos sobre painéis solares no Dia Nacional da Sustentabilidade



No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala hoje, 25 de setembro, o ComparaJá, plataforma de finanças pessoais que ajuda os portugueses a pouparem dinheiro através dos seus simuladores de comparação e serviço de acompanhamento personalizado totalmente gratuito, desvenda 5 mitos sobre painéis solares.

Com os consumidores cada vez mais despertos para as alterações climáticas, são muitos aqueles que procuram fontes de energias limpas e renováveis que contribuam para a redução da pegada de carbono e dos seus gastos financeiros. A energia solar assume-se, assim, como uma boa opção, contudo, persistem ideias pré-concebidas que são de primordial importância esclarecer para tomadas de decisão conscientes.

  1. 1. Venda de excedente: É, de facto, possível vender energia quando produzida em excesso e é exatamente por causa disso que existe, em alguns casos, a tendência de querer o máximo de painéis solares possíveis. No entanto, este é um pensamento errado dado que o custo de aquisição e instalação associado a cada painel será sempre superior ao valor a que será vendida essa energia extra. É, por isso, importante adequar a aquisição dos painéis ao perfil de consumo.
  2. Baterias: Existe também a ideia de que é vantajoso adquirir uma ou mais baterias para o painel solar de forma a armazenar energia para utilizar mais tarde. Apesar de esta ser efetivamente uma possibilidade, não é o mais aconselhado dado que o investimento numa ferramenta destas irá sempre aumentar o tempo do retorno do investimento.
  3. Mais painéis é igual a mais poupança: Não é por se ter mais painéis solares que se poupa mais. É muito importante perceber o tipo de consumidor e encontrar a solução mais indicada para o perfil de consumo. Um bom painel, à partida, fará sempre muito mais sentido do que dois painéis de potência mais reduzida.
  4. Exigem grande manutenção: Será que é mesmo verdade? Esta costuma ser a principal crítica quando se discute o tema dos painéis solares. Contudo, trata-se de um argumento falacioso e impreciso, pois uma mera limpeza com água é mais do que suficiente para retirar poeiras e alguma sujidade residual.
  5. Autossuficiência: Adquirir um painel solar passa sobretudo por reduzir a fatura de eletricidade e não por eliminá-la por completo. A ideia de  instalar um painel solar para não pagar eletricidade é irreal e não faz sentido tendo em conta a realidade do mercado atual.

Aqueles que procuram as melhores soluções de painéis solares encontram no ComparaJá um simulador com as melhores ofertas do mercado para uma adesão informada, sem qualquer custo nem compromisso, e com acompanhamento personalizado de especialistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...