Compras online (afinal) não são assim tão verdes, referem investigadores
Se quer reduzir a sua pegada de carbono quando vai às compras deve ir a uma loja física ou optar pelo online?
À primeira vista, a resposta parece ser fácil. Conduzir ou apanhar um transporte até chegar a um estabelecimento irá, com certeza, aumentar a pegada de carbono. No entanto, segundo investigadores britânicos, as compras online podem originar uma pegada de carbono superior.
Para chegarem a esta conclusão eles simularam uma grande variedade de compras e de entregas em casa do consumidor. Foram calculados dados como as distâncias de entrega, os tipos de transporte e as necessidades de energia para armazenar os produtos.
Em média, explicaram os cientistas, as entregas levadas a cabo por grandes retalhistas resultam em emissões de CO2 bastante superiores, dado que dependem dos grandes centros de distribuição para armazenar e, a seguir, entregarem os produtos ao cliente.
Assim, as emissões de gases com efeito de estufa geradas pelas entregas de lojas locais, registaram
uma média de 0,07 kg de CO2 por item.
Em comparação, a soma foi de 0,18 kg para pedidos feitos a retalhistas online e apenas 0,1 kg para compras feitas pessoalmente. Ou seja, as entregas das lojas locais tendem a ser mais ecológicas do que as entregas dos retalhistas. É que neste último caso, os itens comprados à distância são frequentemente entregues separadamente, o que aumenta as emissões de carbono.
“Substituir carrinhas de transporte por bicicletas elétricas podem reduzir as emissões de CO2 em 26%”, concluíram os cientistas.