Compre fruta e legumes da época para reduzir o CO2 e poupar a carteira

No seu mais recente relatório, o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) diz que temos de reduzir substancialmente as emissões de CO2 para evitarmos aumentos de temperaturas incompatíveis com a vida humana. E apesar de poder parecer que o cidadão comum pouco ou nada pode fazer no seu dia a dia, tal noção não poderia estar mais longe da realidade.

A indústria alimentar é uma das maiores fontes anuais de CO2 no mundo. A agricultura, em concreto, é o terceiro maior emissor mundial de CO2, pelo que podemos mitigar as nossas emissões diárias através das escolhas que fazemos no supermercado, nomeadamente em ações tão simples quanto a compra de fruta e legumes.

 

Sazonal produz menos CO2

Quando compramos um produto fora de época, estamos a contribuir para um aumento nas emissões de CO2 ou porque esse produto foi importado ou porque foi produzido numa estufa e, provavelmente, usou mais energia para ser cultivado. Da mesma forma que importar fruta tropical da América do Sul produz várias toneladas de emissões de CO2, o mesmo acontece com fruta e legumes importados ou produzidos em estufas.

Uma forma de garantir que reduz a sua pegada ambiental a quantidade de CO2 que emite é comprar fruta e legumes da época. E se não sabe quais os meses propícios para os vários tipos de legumes e fruta, não desespere. A Deco tem um calendário que mostra o que pode comprarem que meses, muito fácil de consultar. Além de ser uma boa forma de reduzir o CO2 emitido, não a fruta e os legumes da época são mais saborosos e mais baratos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...