Concurso promoveu separação seletiva de resíduos em escolas e instituições do Concelho



Durante o período de setembro de 2024 a maio de 2025, alguns estabelecimentos de ensino e instituições do concelho de Torres Vedras participaram na separação seletiva de resíduos, promovida em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte,esta iniciativa que decorreu no âmbito do concurso “Recicla e Ganha 2024/2025”, foi organizada pela Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A., através do Programa “Ecovalor” e teve como objetivo incentivar a separação de resíduos nas escolas e instituições, promovendo a educação ambiental e práticas sustentáveis, com impacto direto na comunidade educativa, e de forma indireta na comunidade em geral.

Participaram nesta iniciativa 19 escolas: jardins de infância de A dos Cunhados, Cambelas,  Matacães; Jardim Escola João de Deus; Creche do Menino Jesus – Centro Social e Paroquial de Santo António de Campelos; Escolas Básicas da Orjariça, Freiria, Maxial, Silveira, Ramalhal, Póvoa de Penafirme, Outeiro da Cabeça, Ventosa, São Pedro da Cadeira, São Gonçalo, Padre Vítor Melícias; Externato de Penafirme; Escola Secundária Madeira Torres; Centro Educativo de Dois Portos, e duas instituições: Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e Centro Social e Paroquial de Torres Vedras.

Foram recolhidos resíduos em três fluxos distintos: azul – papel/cartão, amarelo – embalagens de plástico e metal, e verde – vidro, tendo o Jardim de Infância de A dos Cunhados obtido o primeiro lugar no fluxo azul, e o Jardim Escola João de Deus nos fluxos amarelo e verde. Por sua vez, a Escola Básica de São Gonçalo foi vencedora per capita, nos fluxos azul e amarelo, tendo a Escola Básica da Orjariça, vencido nesta categoria, no fluxo verde.

Refira-se que o concurso “Recicla e Ganha” é uma competição entre escolas do mesmo município que incentiva a separação de resíduos recicláveis. Os prémios são monetários e atribuídos com base nas quantidades de recicláveis recolhidas. Todas as escolas de ensino básico e secundário, e universidades, públicas ou privadas, podem aderir ao programa.

Com esta parceria os SMAS procuraram sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a importância da separação de resíduos e da reciclagem, promovendo a sua formação enquanto cidadãos mais conscientes e comprometidos com o tema da sustentabilidade e indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Mais informações sobre o programa “Ecovalor” e o concurso “Recicla e Ganha” podem ser obtidas em educacaoambiental.egf.pt.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...