Conhece os perigos de se ligar a redes WiFi públicas? Saiba como proteger-se
Com as férias à porta quantas pessoas ligam os seus computadores portáteis pessoais e profissionais e os seus telemóveis e tablets a redes públicas? Nos restaurantes, hotéis, bares, alojamentos, na própria praia ou mesmo na cidade qual é a tendência incontornável das crianças e adultos: procurar a password do WiFi.
Ainda que muito convenientes, estas ligações WiFi “podem representar riscos significativos para os dados pessoais, profissionais e para a segurança online como um todo”. A Exclusive Networks dá algumas dicas para navegar e trabalhar em segurança e proteger os seus dados, enquanto está de férias.
1. Redes públicas são perigosas! Esta é uma verdade inquestionável. Independentemente de terem uma palavra-passe ou não, de ser uma rede de um hotel conceituado ou do bar da praia, a verdade é que as redes WiFi públicas são vulneráveis às inúmeras ameaças de cibersegurança. Se um hacker consegue entrar numa rede privada e protegida com alguma facilidade, quanto tempo demora a intercetar facilmente os dados transmitidos através destas redes, obtendo potencialmente acesso a informações sensíveis, como palavras-passe, detalhes de cartões de crédito e números de identificação pessoal (PIN). Quantas vezes paga contas, faz compras, envia documentos com informação crítica por email pelo telefone, enquanto está ligado a uma destas redes? Quantas vezes estão os filhos entretidos durante horas nos telefones pessoais e das empresas ligados a estas redes? Ao ligarmo-nos a uma rede não segura, expomo-nos involuntariamente a várias atividades maliciosas, como o roubo de identidade e até o acesso não autorizado a contas, algo que pode resultar em avultadas perdas financeiras.
2. Não faça pagamentos ou transações/operações bancárias se estiver ligado a uma rede WiFi pública. Efetuar pagamentos ou realizar transações bancárias em redes Wi-Fi públicas amplifica os riscos acima mencionados devido à natureza sensível dos dados envolvidos. Facilmente, um cibercriminoso pode explorar vulnerabilidades nestas redes para roubar dados de cartões de pagamento ou manipular sessões bancárias online. Esta situação expõe os indivíduos a atividades fraudulentas, incluindo compras não autorizadas, controlo e roubo de contas e perda de fundos.
3. Tenha comportamentos seguros em redes Wi-Fi públicas. a)Utilize redes privadas virtuais (VPNs): A utilização de uma VPN encripta o seu tráfego de Internet e cria um túnel seguro entre o seu dispositivo e o servidor de destino, oferecendo uma maior proteção contra potenciais intrusões. b) Verifique a autenticidade da rede: Confirme sempre a legitimidade de uma rede Wi-Fi pública antes de se ligar, porque podem ser criadas redes com aparência inofensiva que o podem direcionar para locais perigosos. c) Desative as funcionalidades de ligação automática: Evite a ligação automática a redes desconhecidas ou previamente ligadas, uma vez que isto reduz as hipóteses de ligação inadvertida a uma rede não autorizada. d) Active a autenticação de dois fatores: A ativação de uma camada adicional de segurança através da autenticação de dois fatores ajuda a reduzir o risco de acesso não autorizado a contas. e) Atualize o software regularmente: Mantenha o seu sistema operativo, antivírus e software de firewall atualizados para garantir que estão equipados com os patches de segurança mais recentes.
4. Siga as boas práticas de utilização de computadores e telemóveis em redes Wi-Fi públicas: a) Desative a partilha de ficheiros: Desative todas as opções de partilha de ficheiros no seu dispositivo para evitar que outras pessoas acedam aos seus ficheiros. b) Utilize ligações HTTPS: Sempre que possível, opte por sites que utilizem encriptação HTTPS, o que garante uma comunicação segura entre o seu dispositivo e a Web. c) Evite aceder a informações sensíveis: Evite aceder a informações confidenciais, como portais bancários online ou introduzir detalhes de cartões de crédito, enquanto estiver ligado a redes Wi-Fi públicas. Não envie documentos confidenciais, contactos, palavras-passe ou outras informações. d) Termine a sessão após as sessões: Termine sempre a sessão em websites ou aplicações depois de concluir as suas tarefas para minimizar o risco de acesso não autorizado.