Consumir 100 gramas de arando por dia melhora a saúde cardiovascular
O arando, também conhecido por cranberry, é um fruto que traz vários benefícios para a saúde porque é rico em proantocianidinas, antioxidantes e vitaminas.
Um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Surrey observou que o consumo diário de 100 gramas de arando, pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o reduzir o risco de doenças e melhorando a função dos vasos sanguíneos.
Uma amostra de 45 homens saudáveis consumiu durante um mês pó de arando equivalente a 100 gramas da fruta fresca, por dia. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa e imediata na função do coração e dos vasos sanguíneos.
“O facto de que essas melhorias na saúde cardiovascular foram observadas com uma quantidade de arandos que pode ser razoavelmente consumida diariamente, faz com que o arando seja uma fruta importante na prevenção de doenças cardiovasculares para o público em geral.”, afirma Ana Rodriguez-Mateos, Professora do Departamento de Ciências da Nutrição do King’s College de Londres.
Como referem os autores, a falta de frutas e vegetais na alimentação diária é um dos principais fatores de risco associados a doenças cardiovasculares em todo o mundo.