Converter plástico em energia é já uma realidade e pode transformar a Indústria



O plástico é, hoje em dia, uma das maiores preocupações mundiais devido ao facto de que nem todo pode ser devidamente reciclado, acabando muitas das vezes nos Oceanos.
Os investigadores da Universidade Chester, em Inglaterra, desenvolveram uma tecnologia capaz de transformar os resíduos plásticos em electricidade.

Este projecto, feito em parceria com a empresa de energia local PowerHouse Energy, utiliza uma câmara de conversão térmica para reutilizar o plástico que seria deitado fora.
O W2T (Waste2Tricity), nome pelo qual é conhecido o projecto, consiste na vaporização do plástico, libertando uma certa quantidade de hidrogénio que actua como gás natural sintético – syngas -, utilizado para a produção de electricidade.

No final do processo, resta uma pequena quantidade de partículas sólidas e líquidas, mas nenhuma quantidade de gás é desperdiçada.

O W2T ainda está a dar os primeiros passos, mas a intenção é construir uma fábrica em Inglaterra de forma a testar se pode esta inovação pode ser utilizada em grande escala.

Um dos objectivos da equipa de investigadores é – caso se confirme que funciona em grande escala – construir fábricas na Ásia, de forma a reduzir a quantidade de plástico presente nos aterros.

Em comunicado o investigador Joe Howe indicou que “um subproduto deste processo é a electricidade, o que significa que o plástico usado não pode apenas carregar carros eléctricos, mas também pode manter as luzes acesas em casa. Certamente o mundo deve acordar para esta tecnologia. O que tornará o desperdício de plástico valioso, com a capacidade de alimentar as cidades do mundo e, mais importante, pode ajudar a limpar os nossos oceanos de lixo plástico”.

Uma das aplicações práticas desta tecnologia poderá ser a limpeza do Oceano Pacífico, o maior depósito de plástico nos oceanos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...