Coronavírus: novas regras para o lixo doméstico
Para a prevenção do coronavírus são várias as entidades que propõe aos cidadãos a adoção de diversas medidas. O setor de recolha e tratamento de resíduos não pode ser esquecido, sendo muito importante a colaboração da população para a continuação de um trabalho seguro e eficaz.
Neste momento, em que os cuidados devem ser redobrados, a EGF (Environment Global Facilities) pede que se adotem novas regras quanto ao lixo doméstico.
- As máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.
Se tiver pessoas infetadas em casa (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:
- Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
- Os sacos fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum;
- Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.
A EGF, integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, processa com as empresas colaboradoras mais de 3 milhões de toneladas de resíduos urbanos por ano.