Covid-19: mais de mil e quinhentos milhões de máscaras vão acabar nos Oceanos, indica novo relatório

Em 2020 foram produzidas cerca de 52 mil milhões de máscaras.

O relatório da OceanAsia, uma organização dedicada à conservação dos Oceanos, indica que cerca de 1,56 mil milhões de máscaras faciais acabarão nos mares do Planeta.

A OceansAsia indica que as máscaras resultam num adicional de 4.680 a 6.240 toneladas de poluição marinha, e cada máscara levará até 450 anos para se decompor.

Um dos autores do relatório, Teale Phelps, indica ainda que esta é a ponta do iceberg, pois as cerca de 6.240 toneladas métricas de máscaras que acabarão nos oceanos são uma fração das 12 milhões de toneladas de lixo plástico que acabam nos Oceanos todos os anos.

A COVID-19 causou um aumento no consumo de plástico, de acordo com o relatório, e não são apenas as máscaras com as quais as pessoas devem preocupar-se.

“As preocupações com a higiene e a maior dependência de alimentos para viagem levaram ao aumento do uso de plásticos, principalmente embalagens plásticas”, afirmou Gary Stokes, diretor de operações da OceansAsia. “Enquanto isso, uma série de medidas destinadas a reduzir o consumo de plástico, como proibições de sacos plásticos descartáveis, foram adiadas, pausadas ou revertidas.”

As máscaras de uso único são normalmente feitas de um plástico derivado de combustível fóssil chamado polipropileno. O material não só leva centenas de anos para se decompor, mas também solta minúsculos microplásticos que as pessoas acabam por consumir em alimentos retirados dos mares.

As máscaras entram nos oceanos quando são deitadas no lixo e os sistemas de gestão de resíduos são inadequados ou quando esses sistemas são sobrecarregados por um influxo de resíduos.

“A poluição por plástico mata cerca de 100.000 mamíferos marinhos e tartarugas, mais de um milhão de aves marinhas e um número ainda maior de peixes, invertebrados e outros animais a cada ano”, afirmou Stokes.

Obviamente, o relatório não está a pedir às pessoas que parem de utilizar máscaras durante a pandemia COVID-19, mas sim que as pessoas utilizem máscaras reutilizáveis ​​sempre que possível e descartem as máscaras descartáveis ​​de forma responsável.

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.