Crédito Habitação Green já chegou a Portugal. Perceba o que é este financiamento “verde”

Pensar em sustentabilidade é muitas vezes sinónimo de pensar em reciclagem, desperdício zero e energias renováveis, mas não é comum associar-se o tema da sustentabilidade à compra da casa.

Empenhada em mudar essa realidade, a UCI, entidade especialista em Crédito Habitação, é a pioneira em Portugal em soluções de crédito habitação green para a aquisição por parte dos particulares de casas mais amigas do ambiente e com menores consumos energéticos que potenciem a poupança.

O que é um financiamento “verde”?

Como instituição financeira, a UCI possui um papel importante na contribuição para a descarbonização da economia europeia, um desafio enfrentado através do projeto Green Mortgages & Loans, cuja finalidade é a compra de casas com eficiência energética e a reabilitação do parque imobiliário ou desenvolvimento soluções de financiamento sustentável.

Em 2019, esta instituição lançou uma linha de produtos ecológicos, composta por soluções de Crédito Habitação incentivando a aquisição de casas energeticamente eficientes. Também foram lançadas soluções de crédito para obras de melhoria da eficiência energética da habitação e do parque imobiliário.

A UCI oferece um conjunto de outras vantagens e comodidades que podem fazer a diferença, tais como um horário de atendimento alargado, um gestor próprio que acompanha todo o processo de financiamento, a possibilidade de contacto com a instituição através de vários canais e a possibilidade de reunir à distância – algo especialmente importante nesta altura expecional em que a pandemia marca a vida e os ritmos de cada um.

Como forma de reforçar o seu compromisso com um futuro financeiro sustentável, a UCI lança em 2020 o fundo RMBS Green Belém No.1 para investimento em ativos de alta eficiência energética, com um volume total de 392 milhões de euros. Tal foi finalizado através de um acordo com a Sustainalytics para a criação de uma estrutura “verde”, em conformidade com os padrões estabelecidos na Climate Bond Initiative para o financiamento de investimentos particulares de combate contra as mudanças climáticas.

O crédito habitação green em Portugal
De acordo com o compromisso assumido com a sustentabilidade, a UCI considerou fundamental contribuir para descarbonização da economia europeia e, mais concretamente, do parque habitacional ibérico. Tornou-se por isso numa das empresas europeias pioneiras que aderiram ao Energy Efficient Mortgages Initiative (EEMI) da European Mortgage Federation, disponibilizando em Portugal e Espanha soluções de crédito habitação green, que visam permitir o acesso aos clientes a casas com melhores classificações energéticas.

Na sequência da disponibilização do crédito habitação green no mercado ibérico e como forma de reforçar o seu compromisso com um futuro financeiro sustentável, a UCI lançou este ano a RMBS Green Belém 1, a primeira emissão de títulos verdes em Portugal, que ascendeu a um montante de 385 milhões de euros. Uma operação que foi realizada de acordo com os princípios de regulamentação STS (Simple, Transparent and Standardised), tendo a certificação verde de Sustainalytics, e que mereceu das agências de rating DBRS Ratings e Fitch Ratings o nível máximo possível em Portugal (AA high e AA, respetivamente) para este tipo de operações.

Assim, à oferta de soluções de crédito habitação green para os seus clientes, a UCI junta o compromisso com a sustentabilidade, o que, para além de ser uma postura ambientalmente responsável, também pode permiti aos clientes comprarem casas mais eficientes e amigas do ambiente.

Soluções de Crédito Habitação Green UCI

Na prática a UCI oferece aos seus clientes duas soluções, com o apoio do Banco Europeu de Investimento, para que possam adquirir imóveis com elevados níveis de eficiência energética:

Crédito Habitação Green
Aos clientes que optem por comprar uma casa com classificação energética A ou B, apostando numa redução dos consumos de energia e num estilo de vida mais sustentável, a UCI oferece condições especiais de financiamento.

Crédito Habitação + Obras Green
Para os clientes que pretendam adquirir imóveis e realizar obras que melhorem a eficiência energética do imóvel em 30% (recorrendo, por exemplo, ao isolamento térmico, substituição de vidros e instalação de painéis solares), a UCI também oferece condições especiais de financiamento para a aquisição do imóvel e realização das obras.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...