Criar a alegria da verdadeira união para inspirar um mundo melhor: o propósito da Central de Cervejas
Numa sociedade cada vez mais atenta aos impactos sociais, ambientais e de governança, as empresas são constantemente desafiadas pelos seus clientes a definirem os seus propósitos para além do lucro, integrando e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promovendo mudanças positivas e duradouras.
A Central de Cervejas (SCC), parte do grupo HEINEKEN, assume este papel com determinação, refletindo o seu propósito global: “Criar a alegria da verdadeira união para inspirar um mundo melhor”. Através de um programa de sustentabilidade que é parte integrante da sua atuação e do seu negócio ao longo de toda a cadeia de valor, define ambições concretas nos pilares Ambiental, Social e [Consumo] Responsável, demonstrando um compromisso com um mundo mais inclusivo, justo e sustentável há mais de 160 anos, e assente na premissa de que a empresa só pode prosperar se as suas pessoas, o planeta e as comunidades à sua volta prosperarem também. Nesta edição a Central de Cervejas faz uma abordagem mais detalhada aos pilares Social e Responsável da sua estratégia.
Pilar Social
Neste pilar a empresa aborda alguns dos desafios mais prementes para a sociedade, colocando as pessoas em primeiro lugar. Foca a sua ação na promoção de um ambiente de trabalho mais justo e seguro ao mesmo tempo que fomenta a inclusão e a diversidade no local de trabalho. Além de garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores investindo em programas de formação que incentivam comportamentos seguros, a empresa fomenta uma cultura de inclusão e diversidade, que traga diferentes pontos de vista, suporte melhor decisões, proporcione melhor entendimento dos clientes e consumidores e que traga mais inovação, refletindo-se tudo isto em melhor desempenho comercial. Proporciona formação em práticas inclusivas na liderança e cria um ambiente que valoriza as diferenças, responsabiliza todos por contribuírem para este ambiente mais inclusivo e cria igualdade de oportunidades.
Este eixo estende-se também à sua comunicação externa, e foi visível, por exemplo, na campanha da “Bandida do Pomar”, que lançou 300 mil latas de sidra personalizáveis sem designação de género, mais um exemplo da promoção da diversidade e da inclusão. A empresa acredita que o ecletismo é a força que faz o mundo avançar, e esta campanha reforça a mensagem de que todos devem ter o seu espaço e sentir-se confortáveis para serem quem são. No pilar social outra das áreas foca- se em criar impacto positivo nas comunidades. Enquanto grande empregador e comprador de matérias-primas, a maior contribuição para o bem-estar social e económico das comunidades é através da sua atividade principal – empregos, empresas que apoia e impostos que paga.
A Central de Cervejas apoia, por exemplo, a economia nacional ao valorizar a produção local e a agricultura sustentável. Um exemplo é o investimento na produção de cevada dística nacional, transformada em malte na Malteria da Cervejeira de Vialonga. Este malte é um ingrediente essencial na produção de cerveja e desempenha um papel crucial na economia circular. Recentemente a empresa lançou a cerveja Sagres Bohemia 100% cevada nacional, que utiliza exclusivamente cevada produzida em Portugal, auditada e certificada pela marca Cereais do Alentejo e pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas Oleaginosas e Cereais (ANPOC). Esta iniciativa apoia os agricultores e cooperativas regionais e revitaliza a cultura da cevada em Portugal e é outro dos exemplos da forma como a empresa cria impacto positivo com a sua atividade. Mas a Central de Cervejas não esquece as outras formas de fazer a diferença.
A título de exemplo refira-se que, desde 2005, apoia o projeto Futebol de Rua da Associação CAIS, que utiliza o desporto como estratégia de inclusão social, oferecendo a pessoas socialmente desfavorecidas a oportunidade de alcançar maior autonomia e melhores condições de vida. A SCC é membro do “Movimento Unidos Contra o Desperdício” refletindo o compromisso no combate ao desperdício alimentar no âmbito do qual doa produtos sem álcool, próximos do fim de validade, mas em perfeitas condições de consumo, a várias instituições, incluindo o Banco Alimentar Contra a Fome. Neste Pilar Social é ainda merecedora de destaque a plataforma de impacto social “Juntar os Mundos”, que promove, entre outros, o voluntariado empresarial e o poder da ação das suas pessoas.
Lançado no final de 2023 este programa já mobilizou 176 voluntários, acumulando mais de 600 horas de trabalho em prol do bem-estar comunitário e do meio ambiente. Quando se fala em responsabilidade social, o apoio à cultura e ao desporto são áreas fundamentais do suporte que é dado pela empresa a setores tão críticos da sociedade, sendo o patrocínio à Seleção Nacional de Futebol, há mais de 30 anos, um dos grandes focos da empresa e que hoje inclui, como é natural, a Seleção Nacional Feminina. A empresa usa este patrocínio como plataforma de promoção de valores como a inclusão, a portugalidade, a igualdade e convívio/ socialização.
Ainda no domínio do futebol de destacar a recente iniciativa da marca Heineken® , o “The Social Swap”, uma experiência social protagonizada por ex-jogadores da seleção inglesa que procurou combater o preconceito de género no desporto, destacando a importância da igualdade e do respeito.
Pilar da Responsabilidade
Pela atividade que desenvolve, a Central de Cervejas considera o consumo responsável um pilar fundamental da sua jornada de responsabilidade social.
Significa dar poder aos consumidores, proporcionando- lhes escolhas adequadas para as diferentes ocasiões de consumo, transparência e informação sobre os benefícios da moderação no consumo de cerveja, uma bebida fermentada natural que, quando consumida com moderação, pode fazer parte de um estilo de vida equilibrado. A empresa investe de forma muito expressiva na construção da categoria 0.0% (sem álcool), e de forma continuada em campanhas de sensibilização para um consumo moderado e responsável.
Em Portugal fá-lo através de parcerias de longo prazo como a que mantém com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, tendo recentemente participado no desenvolvimento de uma campanha responsável promovendo o uso seguro de trotinetas e a condução sem ingestão de bebidas alcoólicas. Na Central de Cervejas, a responsabilidade social vai muito para além dos donativos e mecenato, sendo parte de uma estratégia integrada que agrega valor para a sociedade e que assume como objetivo criar a alegria da verdadeira união enquanto ‘Produz um Mundo Melhor”.