Cycloclean, a bicicleta que purifica a água



A empresa Nippon Basic apresentou esta semana uma bicicleta que purifica a água, uma inovação que foi pensada inicialmente para áreas que tenham sido atingidas por desastres naturais e para aldeias remotas mas que já está a ser uma das atracções da feira de tecnologia sustentável de Kawasaki, no Japão.

De acordo com o Inhabitat, a bicicleta pode ser utilizada em qualquer sítio do globo que tenha acesso a água – rios, lagos, piscinas e até poços – sendo uma preciosa ajuda para quem tem dificuldade em encontrar água potável.

Aliás, o sistema de purificação de água incluído na bicicleta é suficientemente poderoso para ir buscar água até cinco metros de profundidade.

Esta bicicleta pode mudar a vida a milhões de pessoas de todo o mundo – que vivem em situações extremas ou remotas – e cuja água que têm disponível está, por uma ou outra razão, contaminada.

Como funciona a Cycloclean? Simples. Ao ser pedalada, a bicicleta gera energia que leva o sistema de purificação a ser activado. O equipamento pode gerar cerca de cinco litros de água num único minuto – mais do que a média de água que uma pessoa pode beber por dia.

Eventualmente, a Cycloclean pode ser uma boa solução também para os ciclistas que percorrem centenas de quilómetros.

O senão? Bom, há sempre um senão… o da Cycloclean é o preço: 4.850 euros. Se este preço já invalida, inclusive, a sua utilização pelo cidadão comum, imagine então para quem mais dela precisa.

Ainda assim, a Nippon Basic diz que tem planos para começar a produzir a Cycloclean no Bangladesh, o que significaria não só a redução dos custos de fabrico como possibilitaria à população local a sua utilização.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...