Aquilo que muitos consideram um simples resíduo, a Auchan e a Nãm vêem como um tesouro. E na Loja Auchan de Cascais essa filosofia ganhou vida de uma forma que está a redefinir a sustentabilidade local. Nesta loja, as borras de café, resultantes da intensa atividade das secções de gastronomia e cafetaria do hipermercado, já não seguem para o aterro. Em vez disso, embarcam numa viagem de curta distância até às instalações da Nãm, onde se tornam o substrato perfeito para o crescimento de cogumelos gourmet, que regressam, frescos e prontos a consumir, sublinha a Auchan em comunicado.
Segundo a mesma fonte “é um ciclo absolutamente virtuoso, um ‘elo perdido’ que a Nãm e o Auchan de Cascais orgulhosamente encontraram. Este é um exemplo de verdadeiro modelo de circularidade perfeita, onde um resíduo é transformado numa nova matéria-prima de alto valor, gerando um produto local de excelência e, finalmente, fechando o ciclo de consumo no mesmo ponto de partida”.
A iniciativa “não é apenas um feito de engenharia ecológica, é também um compromisso inabalável com a comunidade e o ambiente”. Ao reduzir “drasticamente o desperdício de café, um dos resíduos orgânicos mais volumosos da indústria alimentar, e ao produzir localmente, diminui-se a pegada de carbono associada ao transporte e à eliminação de resíduos”. Os consumidores da Loja Auchan de Cascais “têm agora a oportunidade de adquirir cogumelos ultrafrescos, com a garantia de uma origem responsável e um impacto ambiental mínimo. Uma verdadeira vitória para todos os envolvidos”, acrescenta a nota.
As embalagens da Naan estão agora disponíveis na Loja Auchan de Cascais, “apresentando o sabor inconfundível de um futuro onde nada se perde, tudo se transforma. A iniciativa representa mais do que um cogumelo; é a prova viva de que a economia circular é uma realidade”, conclui a mesma fonte.









