De pelugem branca e olhos azuis, Alba é o único orangotango albino do mundo

De pelugem branca e amarelada e com uns grandes olhos azuis, Alba é o único orangotango albino registado no mundo. O primata da subespécie Pongo pygmaeus wurmbii foi encontrado a 29 de abril de 2017 na vila de Tanggirang, na ilha de Bornéu, na Indonésia.

A Borneo Orangutan Survival (BOS) Foundation encontrou a fêmea presa numa jaula, aparentando sinais de stress e de desidratação. Quando a equipa a resgatou Alba tinha 5 anos e pesava 8.3 quilogramas, tendo sido colocada de imediato no Centro de Reabilitação de Orangotangos Nyaru Menteng da Fundação.

Após quase dois anos de tratamento, recuperação e de adaptação ao meio natural, Alba foi devolvida à floresta juntamente com outra fêmea em dezembro de 2018, no Parque Nacional Bukit Baka Bukit Raya. Jamartin Sihite, CEO da Fundação BOS, explicou em comunicado que “No final de 2019, as observações mostraram que, em média, Alba passava 56,5% das suas horas ativas na floresta a alimentar-se, 27,2% do tempo a passear, 13,8% do tempo a descansar e 2,2% do seu tempo a envolver-se em outros comportamentos, como aninhar e interações sociais”. A equipa continua agora a observá-la regularmente na floresta.

“Além de Alba, também observamos os outros orangotangos através de patrulhas regulares e de monitorização da área para garantir que eles possam sobreviver na selva sem ajuda humana. O trabalho de conservação é uma colaboração que requer que todos participem ativamente. Recebemos sempre o apoio de outras pessoas que se esforçam para proteger o meio ambiente, para o benefício da Indonésia e mais além”, acrescenta Jamartin Sihite.

O orangotango de bornéu (Pongo pygmaeus) encontra-se categorizado como “criticamente em perigo” de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. As suas principais ameaças são a desflorestação, os incêndios florestais, a caça ilegal, a urbanização e claro, as alterações climáticas. A subespécie à qual pertence Alba corresponde às populações que habitam exclusivamente na Indonésia, nas províncias de Kalimantan Central e Oriental.

Pode ver aqui um vídeo da Alba no Parque Nacional Bukit Baka Bukit Raya, filmado no ano passado pela equipa:



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.