Depois do sucesso do Dubai, o metro pode chegar a Abu Dhabi e Qatar



Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, e Doha, capital do Qatar, são as mais recentes cidades do Médio Oriente interessadas na construção de um metro, de acordo com o Financial Times.

Este interesse vem na sequência do sucesso que o metro do Dubai está a ter junto da população local, que já está rendida a este sistema de transportes colectivos.

“Estamos a assistir a muitas movimentações em termos da construção de metros na região do Golfo. Os planeadores urbanos devem ter chegado à conclusão que o metro do Dubai foi uma experiência positiva”, revelou Paul Abbosh, gestor de desenvolvimento regional da Atkins, especializada na consultoria de engenharia.

De acordo com o responsável, cidades como Abu Dhabi ou Doha estão, desde Setembro de 2009, mês em que o metro chegou ao Dubai, a olhar atentamente à forma como a população reagia à inovação urbana nesta região, habituada a estradas largas e ao conforto do automóvel privado.

Para além de questões relacionadas com as altas temperaturas da região, que o automóvel contorna com o seu ar condicionado, este meio de transporte permite também transportar, com privacidade, mulheres e crianças.

“O transporte público é visto como um modo [de transporte] utilizado por quem não tem opção”, explicou ao FT o responsável pela UITP (Associação Internacional de Transportes Públicos) para o Médio Oriente, Mohamed Mezghani.

Por isso, o metro do Dubai tem uma carruagem especial – mais cara – para quem quer viajar em privacidade, e outra para mulheres e crianças. Ainda assim, o número de cidadãos do Dubai a utilizar o metro situa-se nos 7%. São os estrangeiros que preferem este meio de transporte.

O Financial Times explica ainda que, antes da inauguração do metro, havia apenas duas vias pedonais em toda a cidade. Hoje, espera-se que esta viragem sustentável leve à criação de um cluster habitacional perto das estações de metro, traga mais pessoas para os transportes públicos e, eventualmente, para as ruas.

“Antes do metro havia quem apanhasse um táxi das Emirates Towers até ao Rotana Hotel, que é, mais coisa menos coisa, do outro lado da rua”, explica Abbosh, acrescentando que hoje a situação é diferente.

Recorde um texto antigo do Green Savers sobre o metro do Dubai.





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