Descoberta de novos peixes utilizadores de ferramentas no Atlântico ocidental

Os cientistas desmentiram a crença de que a utilização de ferramentas é exclusiva dos mamíferos e das aves, depois de documentarem peixes tropicais que esmagam moluscos contra rochas para os abrir e comer a carne, num novo e fascinante estudo publicado na revista Coral Reefs em 26 de março de 2025.
Juliette Tariel-Adam, da Escola de Ciências Naturais da Universidade Macquarie, liderou um projeto de rastreio da utilização de ferramentas em várias espécies de peixes coloridos dos recifes.
O estudo regista peixes que apanham deliberadamente presas de casca dura, como caranguejos e moluscos, esmagando-as contra superfícies duras, como rochas, para aceder à refeição que se encontra no seu interior.
“O uso de ferramentas é tipicamente associado aos seres humanos, mas este comportamento é a prova de que os peixes são muito mais inteligentes do que aquilo que lhes é reconhecido”, afirma Tariel-Adam.
Os investigadores da Austrália, do Brasil e das Ilhas Caicos forneceram as primeiras provas da utilização de bigornas em várias espécies de peixes, sugerindo que o comportamento é muito mais comum do que se pensava anteriormente.
Os peixes utilizam superfícies duras, também chamadas “bigornas”, para abrir presas de casca dura, como caranguejos e moluscos. Através de uma iniciativa de ciência cidadã, a Fish Tool Use, os investigadores recolheram 16 novas observações em cinco espécies de peixes.
Estas descobertas constituem a primeira prova de utilização de bigornas para três espécies e a primeira prova em vídeo para as outras duas, e alargam o âmbito conhecido da utilização de bigornas ao Atlântico ocidental.
“Com estas espécies recém-descobertas que utilizam ferramentas, torna-se claro que muitas espécies de peixes utilizam ferramentas que desconhecíamos”, afirma Tariel-Adam.
O Professor Culum Brown, diretor do Laboratório de Peixes da Universidade de Macquarie e autor sénior do estudo, afirma que o estudo contribui para a investigação sobre a inteligência dos peixes. “Eles demonstram flexibilidade e destreza no uso de ferramentas, expandindo a nossa compreensão da evolução do uso de ferramentas no reino animal”.