Descoberta nova espécie de organismo gelatinoso que parece um balão de ar quente
A nova espécie Duobrachium sparksae foi descoberta em 2015 na Costa de Porto Rico pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), durante uma expedição ao fundo do mar com o veículo ROV Deep Discoverer.
Foram avistados 3 indivíduos da espécie numa pequena área a 4 mil metros de profundidade. Apesar do animal parecer uma alforreca, pertence ao filo Ctenophora.
Com uma aparência que lembra um balão de ar quente, o organismo gelatinoso suscitou o interesse dos especialistas. “O ctenóforo tem tentáculos longos e observámos alguns movimentos interessantes. Ele movia-se como um balão de ar quente preso ao fundo do mar em duas linhas, mantendo uma altitude específica acima do fundo do mar”, explica o cientista Mike Ford. “Ainda não temos a certeza do papel deles no ecossistema.”
“É algo único porque conseguimos descrever uma nova espécie baseando-nos totalmente num vídeo de alta definição”, explica Allen Collins, biólogo marinho do NOAA.
“Nós não temos os mesmos microscópios que teríamos num laboratório, mas o vídeo consegue dar-nos informação suficiente para perceber a morfologia de forma detalhada, tal como a localização das suas partes reprodutoras e outros aspetos”, conclui.