Descoberto na Tailândia raro esqueleto de baleia com 12 metros



Foi descoberto um esqueleto raro parcialmente fossilizado na Tailândia, pertencente a uma baleia de Bryde que se acredita ter cerca de 5.000 anos.

O esqueleto de 12 metros de comprimento foi encontrado por um ciclista, que avistou parte de uma vértebra a sair do chão, no início de novembro. A escavação do fóssil tem sido feita por uma equipa de investigadores tailandeses, indica a Reuters.

“Acredita-se que este esqueleto de baleia seja único na Ásia”, disse Pannipa Saetian, geólogo da divisão de Proteção de Fósseis do Departamento de Recursos Minerais Tailandes, acrescentando que é muito raro encontrar esqueletos em condições quase perfeitas. Estima-se que cerca de 90% do esqueleto da baleia tenha sido recuperado.

“É muito raro encontrar tal descoberta em condições quase perfeitas”, disse Pannipa, estimando que cerca de 90 por cento do esqueleto da baleia foi recuperado.

Segundo Saetian, quando o meticuloso processo de limpeza e preservação do esqueleto frágil estiver concluído será datado e finalmente exibido.

Os cientistas esperam que o esqueleto forneça mais informações para auxiliar na investigação das populações de baleias de Bryde que existem hoje, bem como as condições geológicas da época.

As baleias de Bryde, também conhecidas como baleias tropicais devido à sua preferência por águas mais quentes, são encontradas em águas costeiras em partes dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, incluindo o Golfo da Tailândia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...