Descubra os benefícios de ter um jardim em casa

Viver no campo ou passar tempo na natureza ao ar livre trás inúmeros benefícios para o ser humano, desde o alívio de stress ao bem-estar emocional, porém, há quem diga que ter um jardim em casa trás igualmente efeitos positivos.

Uma pesquisa da Universidade de Exeter e da Royal Horticultural Society concluiu que as pessoas que passam tempo no seu próprio jardim têm uma melhor saúde, um melhor bem-estar psicológico e melhor aptidão para atividade física.

Foram analisadas cerca de 8 mil pessoas, entre 2009 e 2016, que foram comparadas relativamente a ter ou não acesso a espaços ao ar livre e a um quintal em casa. As pessoas com um jardim privado em casa beneficiavam de um maior bem-estar psicológico, enquanto que, as que tinham um quintal ou espaço, tinham maior predisposição para a atividade física.

Um dos autores do estudo, Sian de Bell, refere que o mais importante não é só o acesso a esses espaços, mas sim usufruir dos mesmos, como por exemplo fazendo jardinagem. O professor Alistair Griffiths, também autor do artigo, explica no Medical Xpress: “Este trabalho contribui para o crescente grupo de evidências científicas sobre os benefícios para a saúde dos jardins e da jardinagem. Há uma necessidade urgente de incluir o fornecimento de jardins privados no processo de planeamento da agenda de saúde do Reino Unido.”

Durante esta fase de pandemia, os autores destacam a utilidade e as melhorias que um jardim em casa pode trazer aos cidadãos. Marian Spain, CEO da Natural England, afirma que a investigação reforça a importância que os espaços verdes e o exercício diário têm para a nossa vida, pelo que decidiram lançar a campanha #BetterWithNature. “Esta campanha visa trazer a longo prazo os benefícios da natureza para o maior número de pessoas possível, através de iniciativas como a Rede de Recuperação da Natureza, que trará mais espaços verdes perto dos locais onde as pessoas vivem e trabalham.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...