Desenhar um futuro mais sustentável



Por Jorge Vieira, managing partner da Roca Portugal

O design tem o poder de transformar as nossas vidas, a sociedade e o mundo, tal como o conhecemos. É um instrumento de inovação, criatividade e uma poderosa ferramenta de resolução de problemas no nosso quotidiano, vou mais longe, dizendo mesmo que é fundamental para a superação de dificuldades que a sociedade enfrenta hoje, entre as mais importantes, a questão ambiental.

Por isso, pensar hoje o design como a chave para a criação de um futuro melhor, mais sustentável e criativo é uma missão basilar à qual indivíduos ou empresas, devem responder. Inovar significa, muitas vezes, a rotura da forma mais tradicional de pensar e de fazer as coisas e é desse espírito que, muitas vezes surgem grandes ideias, por vezes capazes de revolucionar o mundo.

Em 2022, 730 pedidos de patentes de design nacionais foram requeridos por inventores do nosso país [1] o que significa que este é um segmento dinâmico e com certeza com muito ainda para oferecer ao país e à sua comunidade.

Para assegurarmos futuras gerações, capazes de olhar para o design através da lente da sustentabilidade, é preciso desafiar os jovens designers a criar conceitos mais inovadores onde o ambiente e o planeta assumem, a par da função e da estética, elemento essencial. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) enfatiza a importância dos desafios académicos na preparação dos estudantes para um contexto laboral. A OCDE defende que estes precisam de desenvolver um leque abrangente de competências, incluindo criatividade, inovação e resolução de problemas, a fim de terem sucesso no mercado de trabalho atual, enquanto profissionais competentes, por um lado, e ainda na forma como o seu trabalho devolve alguma coisa de significativo à sociedade.

À luz destas grandes questões, criámos na Roca um desafio que visa materializar esta intenção, o One Day Design Challenge (ODDC), no qual aderiram nas últimas edições, cerca de 300 participantes, que nos apresentaram soluções incríveis e conscientes, a todos os níveis. Enquanto plataforma da inovação, sustentabilidade e responsabilidade social na indústria do design, este desafio tem vindo a crescer em tamanho e notoriedade, tornando-se, assim, num dos eventos mais significativos no mundo do design, em Portugal.

O concurso ODDC, foi criado em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e os participantes são nele desafiados a criar soluções de design amigas do ambiente, socialmente responsáveis e economicamente viáveis, precisamente para confirmar que as pessoas e o meio ambiente são o que mais importa.

É aqui nossa responsabilidade – enquanto indivíduos, marca e organização – assumir uma postura diligente e assegurar que a próxima geração de designers tem as competências necessárias para enfrentar e desenhar um futuro com determinação, conhecimento e ainda mais consciência.

[1] Fontes/Entidades: INPI/MJ-MEM-MCTES, PORDATA





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...