Desflorestação ilegal: estes alimentos são culpados da actual situação
As florestas tropicais albergam uma rica cultura indígena e uma vasta biodiversidade. Adicionalmente, desempenham ainda um papel importante na estabilização do clima e na redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Contudo, a desflorestação ilegal deste tipo de florestas está a acontecer a um ritmo alarmante. As perdas recentes de floresta tropical geraram quase 50% de gases com efeito estufa na atmosfera a mais do que o sector mundial de transporte e viação, de acordo com dados do Intergovernamental Panel on Climate Change.
As maiores áreas de floresta abatidas dão lugar a terrenos agrícolas ou de pastagem. No entanto, quase metade da conversão de floresta primária em terrenos agrícolas acontece de forma ilegal, refere o Tree Hugger. A conversão de floresta em terras agrícolas ocorre para a produção de alimentos específicos. Fique a saber quais os produtos alimentares que impulsionam a desflorestação ilegal.
1- Carne
A procura crescente por carne e pelos seus derivados é impulsionada pelo crescimento global da população e pela expansão da classe média, particularmente do sudeste asiático. A produção de carne e peles são factores que impulsionam a desflorestação ilegal no Brasil, embora o país tenha tido sum sucesso considerável em abrandar a taxa de perda de floresta tropical para terrenos agrícolas.
2- Soja
A soja está directamente ligada com o aumento do consumo de carne e, consequentemente, com o aumento da desflorestação, pois este alimento é utilizado abundantemente par alimentar o gado. Como tal, áreas florestais são abatidas para a plantação de soja no Brasil, Paraguai e Bolívia.
3- Óleo de palma
O óleo de palma é a fonte mais eficaz e mais utilizada para a produção de óleo vegetal e também dos produtos agrícolas mais rentáveis. A desflorestação associa ao óleo de palma é vasta, particularmente na Indonésia, Papua e Nova Guiné e Malásia. Nestes países é possível andar quilómetros e não ver outra coisa senão plantações de palma.
4- Polpa de madeira
A desflorestação para a produção de polpa de madeira é um dos principais problemas ambientais na Indonésia. A polpa de madeira é utilizada para criar papel e derivados ou para a produção de têxteis.
5- Cacau
Em muitos países, alguns dos produtos agrícolas cultivados em terra ilegalmente convertida são vendidos domesticamente. No entanto, na Papua Nova Guiné, 100% destes produtos, incluindo a soja e cacau, são exportados.
Foto: Creative Commons