Designer francês cria móveis com cortiça queimada em Portugal



A linha de mobiliário do designer francês Noe Duchaufour-Lawrance utiliza cortiça queimada descartada que apresenta texturas e linhas fluidas interessantes. Duchaufour-Lawrance criou esta coleção de cadeiras e mesas através do entalhe de blocos de cortiça, no seu estúdio Made in Situ, em Portugal. Este é um produto semelhante ao que pode ser utilizado como isolamento de edifícios, mas aqui cria uma fascinante interação de superfícies e texturas. Mostra a ideia de que os materiais sustentáveis podem ser utilizados em praticamente qualquer lugar.

Esta forma singularmente esculpida cria mobiliário que é formado numa só peça, seja uma mesa, um otomano ou uma cadeira. O designer criou o seu próprio processo para incorporar a textura rugosa da cortiça queimada, um produto de desperdício industrial. Duchaufour-Lawrance mudou-se para Portugal em 2017 tendo conduzido durante três dias desde França para lá chegar, encontrando incêndios florestais nas colinas de Pedrógão Grande ao longo do caminho.

“Foi um choque conduzir nestas colinas em chamas, o inferno a consumir a paisagem e a deixar para trás um mundo de entropia visível”, disse Duchaufour-Lawrance num blogue sobre esta experiência. “O poder do fogo atingiu-me, um dos cinco elementos vitais para a existência na terra, uma pedra-chave para o desenvolvimento da cultura… O fogo é, de alguma forma, sempre belo. Parte de mim não quis pensar nisto, mas tirei fotografias e esta experiência ficou comigo. Fez-me questionar a minha interação com a natureza como designer e como consumidor. Senti que iria ressurgir no trabalho que iria fazer aqui em Portugal”, acrescentou.

Em 2018, durante uma visita a uma instalação familiar de produção de cortiça NF Cork em Faro, aprendeu a transformar a casca de cortiça em blocos. Descobriu também os resíduos de cortiça queimada, e as peças do puzzle ligadas sobre como transformar estes resíduos numa linha de mobiliário sustentável. A cortiça é proveniente do sobreiro, e é uma das maiores exportações de Portugal. Durante os incêndios florestais, a camada superior de cortiça protege a árvore por baixo. Os produtores de cortiça descascam esta camada para promover novo crescimento nas suas árvores.

O processo tradicional de criação de blocos de cortiça requer a mistura e colagem de grânulos de cortiça num molde, depois cozer o bloco durante 16 horas e secá-lo durante seis semanas. Duchaufour-Lawrance utilizou diferentes tamanhos de grânulos para criar uma gama de texturas na sua linha de mobiliário, desde grãos finos a uma textura semelhante à casca de árvore.

Nas peças de cortiça queimada da linha, é utilizado um gradiente mais grosseiro nas bases do mobiliário que utilizam formas orientadas verticalmente para realçar a textura. Estes suportes assentam abaixo de assentos curvos, encostos e tampos de mesa que se adaptam às formas do corpo ou ao uso pretendido. O produto final é palpável, interessante e atrai o olhar para vários pontos para explorar a forma do mobiliário como uma peça de arte.

“Eu queria que o utilizador tivesse uma ligação direta com a cortiça tal como está na árvore”, disse Duchaufour-Lawrance.

O mobiliário foi esculpido pela empresa portuguesa Granorte utilizando uma máquina CNC com sete eixos que pode esculpir formas. Os produtos resultantes são flutuantes, resistentes ao fogo e um símbolo da resiliência da cortiça e de um ecossistema sustentável.

 





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