Designers chineses inventam janela-jardim para apartamentos

Quatro designers chineses estão a anunciar uma nova solução para quem quer acabar com a mesma visão de sempre no seu apartamento: o prédio do vizinho. A solução é sustentável e baseia-se numa espécie de janela-jardim que, para além de proporcionar uma nova visão a quem mora na casa, ajuda a manter e moderar a temperatura interior.
A janela, denominada Plant Window, é capaz de abrigar um jardim inteiro, do tecto ao chão. O truque é simples: há uma cortina que filtra a luz e garante um toque verde ao ambiente.
Ao contrário do tradicional rectângulo com uma cortina, a Plant Window cria uma barreira natural que filtra os raios solares e deixa o clima no interior do ambiente mais ameno.
Um dos problemas com as janelas é o facto de a entrada directa da luz solar poder deixar o ambiente muito quente – e a forte luz solar danificar os objectos que estejam por perto. Com a Plant Window, nada disto acontecerá: o morador terá apenas de escolher as plantas e flores a colocar e desfrutar da vista bucólica.
Segundo os designers Jianxing Cai, Chao Chen, Qi Wang, & Jiang Wu, que desenvolveram a Plant Window, quem morar num apartamento com esta janela-jardim nunca mais sentirá falta do contacto com a natureza. Será verdade?