com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

DGS e DGE publicam guia de lanches escolares saudáveis

No dia em que os alunos do 5.º ao 9.º anos regressam às aulas presenciais, juntando-se aos do 1.º ciclo do ensino básico,  a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicam o manual “Guia para lanches escolares saudáveis”.

Neste guia as entidades fazem algumas recomendações alimentares, lanches nutritivos e equilibrados, a cuidados a ter na preparação e no transporte, dirigidas ás crianças e jovens do país. São ainda dadas algumas sugestões para que os pais e as crianças colaborem em conjunto a preparação do lanche.

Sandes com pasta de grão e hortícolas, brigadeiro de maçã e panquecas de pêra são algumas das receitas disponibilizadas para os lanches da manhã e da tarde.

Como cita o manual, o mais recente Inquérito Alimentar Nacional indica que ” é no grupo das crianças e dos adolescentes que se verificam hábitos alimentares mais desequilibrados”, e que”69% das crianças e 66% dos adolescentes portugueses não atingem a recomendação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) referente a um consumo diário de, pelo menos, 400 g” de frutas e hortícolas.

É assim importante reforçar que a alimentação saudável “tem um importante papel no desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar”, tal como “no crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens”.

Consulte o “Guia para lanches escolares saudáveis” aqui.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...