Hoje é o dia da Ecologia. Como podemos construir uma Sociedade mais sustentável?

O Ecology Day foi lançado, em 2016, pela Federação Europeia de Ecologia para realçar a importância da Ecologia, como ciência em evolução, capaz de desafiar a sociedade e a cidadania. A data escolhida, 14 de Setembro, corresponde ao dia em que o biólogo Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, Ecologia.

“Por Ecologia, entendemos toda a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, incluindo, amplamente, todas as “condições de existência”. Estas são parcialmente orgânicas, parcialmente inorgânicos na Natureza; ambas são da maior importância para a forma dos organismos, pois forçam-nos a adaptar-se. Entre as condições inorgânicas, (…) consideramos as propriedades físicas e químicas do seu habitat, o clima (luz, calor, condições atmosféricas de humidade e eletricidade), nutrientes inorgânicos, a natureza da água e do solo, etc. Como condições orgânicas, consideramos todas as relações do organismo com todos os outros organismos com os quais entra em contato, e que mais contribuem para sua vantagem ou para seu prejuízo. Cada organismo tem, entre os outros organismos, os seus amigos e inimigos, aqueles que favorecem a sua existência e aqueles que a prejudicam. Os organismos que servem como alimento orgânico para terceiros, ou que vivem deles como parasitas, também pertencem a esta categoria de condições orgânicas de existência. Numa só palavra, ecologia é o estudo de todos as inter-relações complexas referidas por Darwin como as condições da luta pela existência”

Desde 2017 que a promoção deste dia está a cargo da SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF). A SPECO tem-se dedicado ao lançamento anual da iniciativa que, em Portugal, conta com o Alto-Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

Em 2019, dois anos depois, o Ecology Day assumiu uma escala internacional, graças às celebrações que tiveram lugar nos Estados Unidos da América, Rússia, Índia e Moçambique. A fixação oficial da data depende da escala da iniciativa, que se vê reforçada pouco a pouco.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...