Hoje é o Dia Europeu Sem Carros. Vamos procurar melhores alternativas?

Hoje é o Dia Europeu Sem Carros (DESC), data em que encerra a Semana Europeia da Mobilidade e que procura sensibilizar todos os cidadãos a deixar de parte os automóveis e procurar alternativas mais sustentáveis para se deslocar. A redução do tráfego rodoviário trás inúmeras vantagens para o ambiente, para a saúde e para o Planeta.

Este celebração teve início em França em 1998, e foi adotada pela União Europeia no ano 2000. Desde então, desenvolvem-se várias iniciativas neste dia, nomeadamente o fecho de ruas e a proibição da circulação dos carros, promovendo a utilização de transportes públicos, bicicletas, trotinetes elétricas ou simplesmente o andar a pé. A Amadora, Águeda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Porto Santo, Póvoa do Varzim e Tavira são algumas das cidades onde esta prática está hoje a ser adotada.

As várias desenvolvidas no âmbito da 22ª edição do DESC têm como intuito demonstrar que existem alternativas menos poluentes de deslocação nas cidades, que promovem a qualidade de vida e a proteção dos recursos naturais.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade teve como tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.” e contou com a aderência de 85 cidades em Portugal, e mais de 3 mil em todo o mundo.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.