Dia Mundial da Água: Simtejo abre as portas da ETAR de Alcântara a 150 crianças

A Simtejo e a Junta de Freguesia de Alcântara vão abrir as portas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara a 150 crianças que frequentam a Componente de Apoio à Família da Escola de Santo Amaro e da Escola Raul Lino. A iniciativa pretende sensibilizar para a importância de preservar à água, um recurso escasso essencial à vida.

Durante os dias 23 e 25 de Março, as crianças das escolas da Freguesia de Alcântara vão conhecer o papel determinante da actividade de uma ETAR no ambiente, ao garantir o tratamento das águas residuais e a devolução das águas tratadas em equilíbrio com o meio receptor.

Para além de várias actividades lúdico-pedagógicas, os alunos vão assistir à peça de teatro “O Ciclo da Água” e ao filme “A água é um mundo fantástico” e terminarão com a sua expressão artística sobre tudo o que viram e ouviram numa tela gigante, comemorando a água e o ambiente.

Esta iniciativa, integrada no programa “Ama a Água”, foi incluída no plano de actividades da Interrupção Lectiva da Páscoa das crianças das CAFs Junta de Freguesia de Alcântara.

A ETAR de Alcântara é um subsistema do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Tejo e Trancão e serve mais de 750 mil habitantes dos municípios de Lisboa, Amadora e Oeiras e trata diariamente um caudal médio de 140 mil m3/dia. A ETAR de Alcântara está construída sob uma cobertura verde, com cerca de dois hectares, o que permite a sua integração paisagística no vale de Alcântara, reduzindo o seu impacte e estabelecendo uma harmonia ambiental com o Parque de Monsanto.

“A educação tem sido uma das prioridades de intervenção da Junta de Freguesia de Alcântara, que tem apostado num trabalho de proximidade junto das Escolas, Associações de Pais, Famílias e de toda a comunidade escolar, diversificando e melhorando as respostas existentes na freguesia. A celebração do Dia Mundial da Água fortalece o trabalho que tem sido desenvolvido na área da Educação para a cidadania com os mais jovens, juntando-se aos projetos das áreas do desporto, segurança rodoviária e protecção civil já implementados”, explicou em comunicado Davide Amado, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara.

Está ainda prevista, em data a definir, a presença na ETAR dos alunos da Universidade Alcântara Sénior, para formação, no “Ciclo da Água e o meio ambiente”, que inclui uma visita à ETAR e o devido diploma de participação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...