Dia Mundial da Vida Selvagem: como seria o mundo sem a natureza?
Hoje é o Dia Mundial da Vida Selvagem, uma data celebrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2013, que relembra a assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) em 1973.
Este ano, o tema escolhido é “As Florestas e Meios de Subsistência: Sustentar as Pessoas e o Planeta”, que procura enaltecer a importância das florestas e dos bosques enquanto ecossistemas e reservatórios de biodiversidade.
Ivonne Higuero, secretária-geral da CITES, explica em comunicado: “As florestas e os bosques têm um papel importante ambiental e fornecem serviços essenciais para centenas de milhões de pessoas. Eles sustentam os recursos de que tantas comunidades ao redor do mundo dependem para a sua subsistência, tal como uma ampla segurança alimentar, a regulação do clima e a estabilidade económica para todo o mundo. Celebrando esses meios de subsistência e procurando aprender com aqueles que vivem diretamente de e dentro das florestas irá permiti-nos não só destacar a importância crítica das florestas para a humanidade e para o planeta, como também discutir como podemos tornar a nossa relação com eles e com todas as espécies selvagens que abrigam mais sustentável.”
Várias organizações decidiram comemorar este dia com diferentes atividades de sensibilização. A ONU vai realizar um evento virtual com representantes dos Estados membros, de organizações e de comunidades (inclusive de povos indígenas), onde será discutido o tema definido.
Em Portugal, a Explore Iberia irá realizar uma sessão às 21 horas, intitulada “Conversas do Trilho – Vida Selvagem do Alto Minho”, onde serão partilhados conhecimentos acerca da vida selvagem nesta região com dois profissionais da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI).
Por sua vez, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) quis assinalar o dia relembrando a importância dos animais selvagens e alertando para o elevado declínio das suas populações nas últimas décadas. A organização lançou a campanha #WorldWithoutNature e retirou o panda do seu logótipo, mostrando “como seria o mundo sem animais”. Mais de 40 marcas comprometeram-se a juntar ao movimento, entre elas o clube AS Roma, e as marcas Dove e Jordan Cereals.