Dia Mundial das Migrações Piscícolas: já conhece a Passagem de Peixes do Açude-Ponte de Coimbra?

O Dia Mundial das Migrações Piscícolas celebra-se anualmente na primavera, e estava prevista a sua celebração no dia 16 de maio. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, as entidades portuguesas optaram por adiar as atividades.

Assim, como forma de celebrar a data, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Universidade de Évora/MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente organizaram hoje uma visita virtual à Passagem de Peixes (PPPeixes) do Açude-Ponte de Coimbra.

A nova PPPeixes do Açude-Ponte de Coimbra foi inaugurada em 2011, e permite a circulação das espécies piscícolas migradoras no rio Mondego. Esta ‘escada para peixes’ contribui “para a conservação das espécies e para a reabilitação de um troço cuja continuidade fluvial estava condicionada devido à existência do Açude” explica a APA, sendo que por ano é utilizada por 1,5 milhões de peixes migradores diádromos.

O MARE e a APA prepararam um programa virtual “que inclui uma breve apresentação de dois projetos ( LIFE ÁGUEDA, DiadES), que visam a conservação dos peixes migradores, e uma transmissão em direto da passagem para peixes.”

Existem duas sessões de apresentação: a primeira das 10h30 às 12 horas com a LIFE ÁGUEDA, e a segunda das 15 horas às 16h30, com a DiadES. Para participar no evento, que vai decorrer através da plataforma Zoom, basta inscrever-se no formulário.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...