Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. O nome é grande, o problema é ainda maior

À medida que a população do mundo cresce, aumenta também a procura por terras para construção, cultivar alimentos e pastos intensivos.

Toda esta atividade está a tornar as áreas férteis cada vez mais áridas, provocando desertificação e seca. Hoje, 17 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, e segundo as Nações Unidas, o Dia da Desertificação e Seca 2020 vai concentrar-se nos elos entre o consumo e a terra.

De acordo com estudos recentes, hoje mais de dois mil milhões de hectares de terras anteriormente produtivas estão degradados e mais 300 milhões de hectares de terra serão necessários para a produção de alimentos até 2030.

História do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 30 de janeiro de 1995, após a Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação. Este ano, está a ser realizada uma campanha com o lema “Comida. Alimentação. Fibra.” que procura educar as pessoas sobre como reduzir o seu impacto pessoal.

Significado do Dia Mundial para Combater a Desertificação e a Seca

O dia é de consciencialização sobre os problemas da desertificação, degradação da terra e seca, e como enfrentar este flagelo. O dia também visa educar as pessoas sobre a participação e a cooperação da comunidade em todos os níveis e fortalecer a implementação da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação.

Especialistas indicam que, independentemente de onde se vive, os efeitos da desertificação e da seca estão presentes. É surpreendente saber que, em todo o mundo, 23% das terras do planeta já não são produtivas ou frutíferas. E os outros 75% foram transformados e convertidos de seu estado natural, principalmente para agricultura e cultivo.

Esta conversão do uso da terra está a ocorrer a um ritmo mais rápido do que em qualquer outro momento da história da Humanidade e acelerou nos últimos 50 anos. Cientistas e outros especialistas afirmam que a evolução de um estado para o outro é tão rápida que o processo é apenas evidente ou reconhecível em fases muito curtas.

O observatório deste ano, organizado pelo Serviço Florestal da Coreia, será realizado on-line com um programa de dia inteiro com uma variedade de eventos sobre a temática.

 

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 2020 tem como principal objetivo observar e criar consciência sobre este dia. A UNCCD organizou várias atividades e eventos, como um evento on-line, uma série de curtas do YouTube relacionada ao tema do ano 2020 e o Concurso “Torne-se #UNCCDLandHeroes”.

O concurso “Torne-se #UNCCDLandHeroes” é um concurso on-line em que jovens candidatos recomendam uma solução específica para limitar a impressão de quea nossa produção e consumo de alimentos, rações e fibras deixam no Planeta. O vencedor será anunciado hoje.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...