Dia Mundial do Leite: Tetra Pak apresenta novas soluções sustentáveis para o setor

Hoje celebra-se, além do Dia Mundial da Criança, o Dia Mundial do Leite. A data foi fundada em 2001 pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e tem como principal objetivo reforçar a importância do leite como alimento a nível global.

Para assinalar este dia, a Tetra Pak decidiu apresentar o seu novo portefólio de soluções de tratamento térmico (UHT 2.0) e o novo tipo de embalagem Tetra Pak ® E3/Speed Hyper.

Estas soluções trazem benefícios para o setor do leite em matéria de sustentabilidade, bem como ao compromisso para com a inovação com vista a reduzir a pegada ambiental. Em primeiro lugar, permitem reduzir o consumo de água e vapor durante o processamento e embalamento de alimentos, e em simultâneo,  produzir uma quantidade inferior de águas residuais. Por sua vez, a instalação de uma estação Tetra Pak de filtragem de água, como complemento da unidade Tetra Pak® E3/Speed Hyper, ajuda os produtores a recuperar até 5500 litros de água por hora de funcionamento da máquina de enchimento (até 95%), contribuindo também para a redução do consumo de água.

A combinação da solução UHT 2.0 com a tecnologia OneStep e o Tetra Pak® E3 / Speed Hyper resulta numa pontuação elevada nos índices de referência do setor em matéria de sustentabilidade, nomeadamente, a pontuação de 0,8 no índice de gases com efeito de estufa (GEE), a pontuação de 0,3 no índice de água e a pontuação de 0,7 na perda de produtos. Em comparação com uma solução convencional, esta solução integrada reduz as emissões de GEE em 20%, o uso de água em 70% e as perdas de produto em 30%.

Frederik Wellendorph, vice-presidente de Alimentos Líquidos da Tetra Pak, afirma: “Por meio deste enfoque holístico da sustentabilidade, o nosso objetivo é ajudar os nossos clientes através dos nossos equipamentos e das nossas embalagens com baixas emissões de carbono, graças à redução dos custos operacionais que estes implicam, oferecendo-lhes uma imagem de marca melhorada e que, como resultado, é atrativa para os consumidores que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...