Dia Mundial do Vento: uma fonte inesgotável de energia limpa

Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009, começando a ser celebrada em 2010, quando o GWEC e a European Wind Energy Association passaram a organizar eventos ao redor do mundo com o objetivo de informar as pessoas sobre a importância das energias renováveis nas matrizes energéticas, principalmente a energia eólica.

A utilização da energia eólica representa uma série de vantagens, em relação às energias tradicionais, tendo em conta o seu maior desenvolvimento.

Portugal encontra-se entre os países europeus com mais energia produzida a partir do vento, tanto em termos de eletricidade produzida, como em termos de crescimento da potência, na última década. É importante referir que, a energia eólica em Portugal começou a ser aproveitada no país para geração de energia elétrica desde 1986.

O vento é, essencialmente, uma fonte importante de energia limpa.

  • É inesgotável, não emite gases poluentes e não gera resíduos;
  • Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do solo, como a agricultura e a criação de gado;
  • Geração de investimento em zonas desfavorecidas e criação de postos de trabalho;
  • É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
  • Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procedem à sua revisão em cada seis meses.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...