Dia Mundial do Vigilante da Natureza: Qual é a importância destes profissionais?

Todos os dias o ser humano se depara com situações complicadas, que podem ser resolvidas através da ajuda de profissionais como os médicos, os bombeiros ou a polícia. E quanto à natureza, quem é que a ajuda?

Celebra-se hoje, dia 31 de julho, o Dia Mundial do Vigilante da Natureza, data que defende a importância e homenageia todos os guardas florestais do mundo, que trabalham diariamente pela defesa da fauna e flora, e “em prol da proteção dos tesouros naturais e do património cultural do nosso Planeta”. Em Portugal, este grupo é representado pela APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza.

A iniciativa teve início através da International Ranger Federation (IRF) e da fundação The Thin Green Line Foundation. A IRF realiza desde 1995 o Congresso da Federação Internacional de Rangers, a cada três anos, e o próximo vai ser nos Açores em 2022.

Os Vigilantes da natureza, também conhecidos por Rangers, têm um papel muito importante no Planeta. São eles que protegem as nossas áreas naturais, evitam a destruição de habitats e fenómenos como os incêndios florestais, ajudam na recuperação dos ecossistemas e na preservação de espécies de animais e de plantas.

Mike Appleton, da União Internacional para a Conservação da Natureza, afirma que estes profissionais “desempenham um papel crítico no combate às duas crises de perda de biodiversidade e de clima”, tal como na proliferação de novas doenças zoonóticas e no aumento da poluição.

Embora de extrema importância, o seu papel ainda é subvalorizado e subestimado no mundo. “Estes trabalhadores que garantem no nosso País o importantíssimo património natural e ambiental existente, não veem reflectidas nas suas condições de vida e de trabalho este mesmo reconhecimento”, relembra hoje a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP). São exigidas melhores condições de trabalho, de salário e de igualdade de oportunidades relativamente à sua carreira profissional.

Jane Goodall, conhecida cientista e conservantista, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os Vigilantes da Natureza neste dia. Pode visualizar no vídeo abaixo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...